Defenda-se do Cancro da Próstata
Defenda-se do Cancro da Próstata
Se tem mais de 50 anos, não adie a visita ao médico. Os exames de rotina à próstata podem evitar uma situação mais grave. Quando detetado precocemente, o cancro da próstata tem uma elevada taxa de cura.
O que é a próstata?
É uma glândula exócrina do aparelho urogenital masculino, com a forma e o tamanho de uma castanha. Envolve a parte inicial da uretra. A sua função principal é a secreção de elementos componentes do sémen, participando na sua propulsão através da uretra durante a ejaculação.
Causas do cancro da próstata
“O cancro da próstata surge, habitualmente, depois dos 60 anos, e há evidências que apontam no sentido de que o mecanismo de envelhecimento da glândula prostática tende, mais cedo ou mais tarde, a criar células malignas. Os antecedentes familiares são outro fator de risco e, hoje em dia, sabe-se que os obesos têm maior probabilidade de contrair este cancro.
Exames de diagnóstico
O rastreio do cancro da próstata, que dependia do exame retal, “mudou na prática clínica desde que, há cerca de 20 anos, apareceu a análise Prostate Specific Antigen (PSA). O Prostate Specific Antigen (PSA) mede a concentração no sangue de uma proteína produzida pela próstata, cujo teor aumenta quando há desenvolvimento de células tumorais.” No entanto, esta análise permite apenas uma suspeição. “O diagnóstico só é preciso através de biopsia”, alerta Nuno Monteiro Pereira.
Se existirem antecedentes familiares de cancro da próstata, a análise sanguínea do Prostate Specific Antigen (PSA) deve ser feita, anualmente, a partir dos 45 anos.
Uma dieta equilibrada e uma boa forma física são armas importantes, já que existe uma associação entre obesidade e cancro da próstata.
Embora o cancro da próstata evolua lentamente, de início sem sintomas, deve estar atento a: dificuldade em urinar, necessidade frequente de urinar, desconforto ou dores pélvicas, disfunção erétil ou ejaculação dolorosa. Em fases mais avançadas podem ocorrer dores ósseas persistentes, problemas respiratórios e cerebrais e o fígado pode ser afetado.
Faça o rastreio com o Plano Medical Saúde+, com o nosso plano tenha acesso a medicina preventiva com custos controlados