No mês da mulher faça uso do seu Plano Medical Saúde + na Prevenção
No mês da mulher faça uso do seu Plano Medical Saúde + na Prevenção
11 passos para reduzir o risco de Cancro da Mama
No mês da mulher vimos falar-lhe do tipo de cancro mais comum entre as mulheres, não considerando o cancro da pele, e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher.
Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, e 1.800 mulheres morrem com esta doença.
A defesa é o melhor ataque: Prevenção e diagnóstico precoce são as melhores formas de combate ao cancro da Mama.
Atualmente, cerca de 85 % das mulheres que tiveram cancro da mama encontram-se bem cinco anos após a doença, uma percentagem que se justifica pela prevenção e diagnóstico precoce.
Apesar de existirem fatores que não são modificáveis, como ter uma história familiar de cancro da mama, a ciência tem demonstrado que há mudanças de hábitos de vida que permitem reduzir o risco de vir a desenvolver esta doença.
Saiba o que está ao seu alcance fazer para se defender:
- Não consuma bebidas alcoólicas – a ingestão de bebidas alcoólicas (de qualquer tipo) aumenta o risco de cancro da mama. De acordo com a Breastcancer.org, quando comparadas com mulheres que não consomem bebidas alcoólicas, as que bebem três bebidas alcoólicas por semana têm um risco de cancro da mama 15% mais elevado;
- Peso saudável – o excesso de peso e a obesidade, especialmente após a menopausa, aumentam o risco de cancro da mama;
- Não fume – dados sugerem uma associação entre fumar e cancro da mama, especialmente nas mulheres em fase pré-menopausa;
- Amamente – a amamentação desempenha um papel importante na prevenção dos cancros da mama e do ovário. Quanto mais tempo amamentar, maior será o efeito protetor;
- Terapia hormonal de substituição – só com prescrição médica (assim como qualquer outra), mas atenção: fazer terapia hormonal por períodos superiores a 3/5 anos pode aumentar o risco de cancro da mama.
- Pratique exercício físico – 150 minutos semanais de atividade física ajudam a manter o peso ideal, evitando a obesidade, um dos fatores de risco para o desenvolvimento de cancro da mama.
- Alimentação equilibrada – dieta pobre em gorduras oferece uma ligeira proteção em relação ao cancro da mama, mas não há uma relação direta que demonstre que uma dieta rica em fruta e vegetais proteja contra o cancro. Sabe-se que uma alimentação equilibrada e diversificada tem um efeito protetor em relação a vários tipos de cancro, doenças cardiovasculares e diabetes.
- Diagnóstico precoce – aumenta a probabilidade de o tratamento ser iniciado atempadamente e também as hipóteses de eficácia. São três os pilares do diagnóstico precoce do cancro da mama:
- Autoexame da mama
- Exame clínico da mama
- Mamografia
Mantenha-se saudável faça um check-up anual
Siga-nos nas redes Sociais Facebook